Clã Lobos do Sul

O Clã Lobos do Sul é um PROJETO que visa o desenvolvimento e a capacitação do ser humano. Com as Raízes profundamente imersas e nutridas pelas culturas nativas (xamanismo) e outras vertentes do conhecimento, compreende que a consciência e a vivência prática constituem um bom caminho na jornada rumo a integralidade do SER. Neste caminho dispondo de atividades vivenciais, grupos de estudos, cursos e palestras que proporcionam a difusão e a experimentação de conhecimentos tradicionais e contemporâneos que recordem o vinculo consciente com a essência individual, natural, coletiva e espiritual.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rito Tribal



Os Ritos tribais ou as cerimônias nativas tem propósitos e intenções diferentes, mas uma mesma finalidade que é a busca da integralidade do ser em conformidade com o céu e em harmonia com a terra e seus filhos, nossos irmãos.

Na minha visão a Roda de Orações – Rito do Avô Tabaco – é um momento de partilha, de agradecimento, de reflexão, de rezo (oração), de entrega a uma força inominável que desperta a alegria em nossos corações. O que torna este rito generosamente belo é à maneira de contemplá-lo de torná-lo Sagrado dentro do coração e para isto é necessário compreender seu valor simbólico e seus elementos e o mais importante a possibilidade de se sentir mais próximo do Grande Mistério através da oração sincera, das partilhas dos irmãos, dos cantos e da nossa gratidão.

O altar, ou melhor a mandala, pode ser composta de objetos variados que simbolizam referências na nossa psique como o fogo, a água, a terra, o vento (fumaça) que traz uma representatividade dos arquétipos estruturais do universo interno de cada um ( Visionário, Guerreiro, Curador, Amante...). Assim, os Instrumentos, as cores e demais objetos são a representação deste ser de multiplicidades que somos.
E é claro, a Chanupa (Cachimbo Sagrado), que embora com nomes e formas variadas tem a mesma representação na maior parte das tradições antigas. Onde o Fornilho representa a mulher, o útero ou o principio feminino e a haste o homem, o falo ou o principio masculino. O tabaco, Chamado respeitosamente de Avô Tabaco como um membro de nossa família planetária, se doa para que dentro da união do principio Masculino e do principio Feminino, alquimia sagrada, e através da transmutação do fogo, sua fumaça branca possa ascender ao céu e aos outros mundos velando junto com ela nossas preces e intenções criando um vinculo do homem com a Terra e o Celeste. Tudo isto envolto em amorosidade e respeito, sentado em um circulo que nos acolhe, protege e cura. Onde sou um reflexo da busca do outro e nossos corações batem no pulsar do coração de cristal do planeta.

Que o Grande Mistério ilumine nossos passos na Senda Sagrada do bom Caminho Vermelho e que a Grande Mãe supra todas as nossas necessidades... Ahow!!!

Rafael Dusik – Clã Lobos do Sul

CXV - Inscrições Abertas - Próximo Grupo com início dia 17 de Abril 2014